Nês vê ... Nês faz ...

Não sei se é por ser menina, mas o facto é que tudo o que ela vê que eu faço, imita. Seja na cozinha, limpar a casa, e agora até na maquilh...

Não sei se é por ser menina, mas o facto é que tudo o que ela vê que eu faço, imita. Seja na cozinha, limpar a casa, e agora até na maquilhagem.

Já não me lembro como é que ela viu este kit te contorno que eu tenho na casa de banho, mas o facto é que acabamos por ir as duas para o seu quarto brincar as maquilhagens! quer dizer brincar as duas como quem diz! ela muito concentrada em aquilo que estava a fazer e eu aproveitando para tirar umas fotos e para ir deliciando-me com tal espetaculo!

Como algumas sabem o kit de contorno tem o iluminador e depois a parte castanha que é para fazer os efeitos sombra no rostro. Bom como podem imaginar a pequena Inês gostou tanto do castanho que quando dei conta já estava toda pintada não só na cara como nos braços! calças! tudo!! até fez o favor de maquilhar os seus carros tão estimados por ela.

Acho uma piada estas coisas, adoro quando ela usa a sua creatividade e quando tenta fazer as coisas por ela, só de me ver uma o outra vez a maquilhar-me já sabe que o pincel vai ali e depois faz-se assim.

Mas claro que nem tudo é um mar de rosas, porque como todos sabemos, criança de 2 anos dificilmente larga aquilo que está tão deliciada utilizando!

Chegou uma altura que a maquilhagem era tal que pensei... bom se calhar é melhor parar por agora! e digo "nês pronto da a mamá para guardar e brincamos noutro dia"

Dito isto começa o filme de terror, sim! os gritos, os amuos, o mandar as coisas para o ar, o bater os pés no chão! em fim todo o espetaculo ao que tive direito! e ao qual tive de falar mais alto para parar com tal!

Há dias em que a pequena Inês simplesmente acorda do contra ou então está na fase de querer medir forças connosco! coisa que não posso permitir por mais que me custe ve-la chorar!

Já foi o dia em que também fez uma birra de tal tamanho que ficou no chão a chorar e chorar e CHORAR!! antes de ir para a cama. (nós temos o ritual antes de dormir vemos um capitulo ou outro dos bonecos que ela gosta). Nesse dia a birra foi tal que o resultado foi tirar-lhe os seus carros favoritos, e depois quando veio ter connosco já mais calma e deitada, quando pede ver TV, ai veio o castigo q não gostou! "Inês, estiveste a chorar durante o teu tempo de ver TV, agora temos pena!! não há televisão para ninguem! para a próxima não choras"

Resultado, soluços e tentativas de choro mas desta vez não houve nem um ponto fraco meu nem do pai e acabou por ir dormir ao quarto dela (comigo a adormece-la) e pronto ficou por ai e na manhã seguinte fresca que nem uma alface como se nada tivesse acontecido.

Ter uma crinça de dois anos é isto, num segundo um mar de rosas onde os passarinhos cantam e tudo está bem, no outro uma nuvem preta que invade tudo e onde o choro toma conta do ambiente como se estivessemos num dia de trovoada.

Mas pronto vamos crescendo com eles e aprendendo a lidar com isto, sendo que agora o meu estado é tento falar com ela, mas sempre eu falo mais alto para não deixar que a criança faça tudo aquilo que lhe apetece e se torne numa de aquelas miudas insoportáveis em que o não não faz parte das suas vidas.

Custa e nem sempre consigo mas dia a dia vamos conseguindo um pouco mais!


Relacionados